Há 15 anos nascia a APASA "lutando pelo Bem Viver das famílias agricultoras nas comunidades rurais"
- APASA ASSOCIAÇÃO
- 9 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Por: Raimundo Bertino, Gildo José e Ruy Siqueira
Há 15 anos nascia a Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sitio Sobrados e Adjacências- APASA, o Sr. Sebastião Monteiro, Analfabeto, lutou e convenceu mais 20 agricultores e agricultoras que era bom constituir uma organização local que lutasse pelos direitos da população e ajudasse a resolver os problemas e as demandas da Comunidade. Sendo assim, no ano de 2006 ela foi oficialmente registrada, tendo como seu primeiro Presidente o senhor Miguel Sebastião Monteiro, em seguida vieram o então Diácono José Quiterio, Manoel Antonio, Joseildo Manoel, Gildo José e o atual Raimundo Bertino.

Diretoria atual cortando o Bolo Raimundo Presidente, Arycelio Damião Vice-Presidente, Gildo José Tesoureiro.
Assim foi formada a Associação que hoje tem a sigla APASA no seu nome, uma associação forte que está inserida em dezesseis comunidades, entre elas estão: Sobrado (sede), Boa Vista, Salobro, Cachoeira, Jacú, Chora Pena, Sitio do Meio, Riacho do Meio, Tiririca, Alagoinha. Hoje conta com mais de 100 sócios ativos e muitas parcerias construídas com diversas organizações como o Centro Sabiá, Dioceses de Pesqueira e de Caruaru, SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa), ASA (Articulação Semiarido Brasileiro)... Está dentro do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Jataúba-PE, tem parecerias com a prefeitura e com o Sindicatos dos Trabalhadores, ajudando a construir várias tecnologias de convivência com o semiárido cisternas tanques de pedras, emissão de provas e orientação para acesso a políticas públicas como o PNAE e o PAA.

“A associação em uma comunidade precisa servi o povo e ser transparente com os sócios e sócias é isso que estamos fazendo aqui na nossa associação, com muito esforço, mas estamos conseguindo mudar um pouco a realidade das pessoas para mim não tem dinheiro que pague ver o sorriso e a mudança de vida de cada um e cada uma que aqui está, Raimundo Bertino, Presidente da APASA”

Sorteio de uma rifa para ajudar na construção da sede da APASA
Na questão da produção a APASA está produzindo, mas ainda não está estruturada para ter uma produção maior, atualmente o destaque é para avicultura de postura, isso porque através do Centro Sabiá, os mesmos estão com uma parceria com a Agroecoloja na Capital Pernambucana, onde estão entregando em média por semana 520 ovos, na segunda semana de Novembro de a marca de 712 ovos, desde Maio até o mês de Novembro foram produzidos e comercializados 14.560 ovos, que corresponde á R$ 13,104 reais que gerou dentro da comunidade, "pode até parecer pouco, mas, representa muito para essas 12 famílias que estão comercializando" Afirma Raimundo Bertino, além da Agroecoloja ainda tem mais dois clientes que compram ovos de galinhas capoeira aos agricultores/as via associação.

Ainda é preciso evoluir na questão do manejo e na infraestrutura para que essas famílias aumentem suas produções, para isso sempre é buscado parcerias. A APASA está com uma campanha permanente chamada: campanha permanente contra Newcastle que é uma doença que acomete as aves e já beneficiou mais de 43 famílias e mais de 2.300 aves que já foram vacinadas em duas etapas da campanha.

Sábado dia 04 de Dezembro de 2021 foi realizada a festa para celebrar os 15 anos de lutas e conquistas da APASA, com convidados bem especiais e estiveram presentes, Alexandre Henrique Pires Coordenador do Centro sabiá e da ASA-Articulação no Semiárido Brasileiro, onde fez uma fala e enfatizou a importância do associativismo como uma forma de melhorar a comunidade, outro convidado foi Inácio do Sindicato e Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, os dois Vereadores da região , Zuza do Jacú, e Antônio Biloza, alem de Juliana Peixoto, Coordenadora do Território do Agreste do Centro Sabiá. Outra atração foi a apresentação da Banda de Pifano infantil da Vila do Jacú, que fez uma belíssima apresentação, uma tarde muito marcante para as famílias das comunidades que compõe a Associação, uma festa linda animada que o povo merece, viva a APASA e a agricultura familiar.
Convidados: Alexandre Henrique Pires Centro Sabiá e ASA, Inácio do Sindicato, Vereadores: Antônio Biloza, Zuza do Jacú e Juliana Peixoto Coordenadora do Território do Agreste do Centro Sabiá.
A associação APASA tem feito um trablho importante dentro das comunidades onde a associação atua, a diretoria composta por Raimundo Bertino Presidente Arycelio Damião Vice-Presidente, Eloisa Paz Secretária e Gildo José Tesoureiro
"Temos nos esforçado para melhorar nossas comunidades as coisas estão acontecendo e estamos indo a procura de quem pode nos ajudar", Afirma Arycelio Damião Vice Presidente,
"Juntos somos mais fortes e estou feliz em fazer Parte desse 15 anos de luta é resistência, contribuindo para o desenvolvido da comunidade", Comenta Gildo José Tesoureiro, já a secretaria Eloiza Paz Afirma que " A nossa associação tem muito a contribuir em nossas comunidades e nossa festa foi linda" .

Diretores atuais da APASA: Gildo José, Raimundo Bertino, Arycelio Damião e Eloiza Paz.





Comentários