Quem é Raimundo Bertino?
- APASA ASSOCIAÇÃO
- 30 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

Radicado em Pernambuco de Caraúbas-RN, Raimundo Daldenberg Pereira Bertino, conhecido como Raimundo Bertino, Presidente da APASA Semiárido por duas vezes, hoje é Vice Presidente, é um educador, geógrafo e técnico agrícola que se consolidou como uma das vozes mais influentes da agroecologia, da educação do campo e da cultura popular no Nordeste brasileiro. Em 2025, sua atuação é reconhecida pela capacidade de unir ciência, saber popular e arte, sempre em defesa da convivência com o semiárido e da filosofia do Bem Viver, que valoriza o equilíbrio entre humanidade e natureza.
Formação e Perfil Acadêmico
Bertino é Mestre em Extensão Rural e especialista em Agricultura Orgânica e Metodologia do Ensino de Geografia e Meio Ambiente. Sua formação acadêmica se soma ao compromisso com os saberes tradicionais, construindo pontes entre escola, comunidade e território. Essa combinação de ciência e prática popular orienta sua atuação como educador e militante da agroecologia.
Atuação Educacional e Projetos
Sua trajetória educacional é marcada por iniciativas que transformam a escola em espaço de vida e resistência:
Professor de Geografia na EREM José Lopes de Siqueira (Jataúba-PE), onde aplica metodologias voltadas à realidade rural, aproximando conteúdos escolares da vida dos estudantes.
Projeto Escola Agroflorestal Jones Severino Pereira (2022), realizado pelo Centro Sabiá em três regiões de Pernambuco (Zona da Mata, Agreste e Sertão). Raimundo também foi e idealizador e coordenador da iniciativa “Escola Agroflorestal: Plantando Vidas, Colhendo Aprendizados”, que transforma o ambiente escolar em laboratório vivo de Sistemas Agroflorestais (SAFs).
Centro Sabiá: atuou por 13 anos como assessor técnico pedagógico, apoiando famílias agricultoras em diversos municípios de Pernambuco, com implantação de sistemas agroflorestais, fortalecimento economia solidaria comunitária e territorial, como também contribuiu no fortalecimento das organizações associativas em Pernambuco. Contribuiu para a criação de feiras agroecológicas, como a Feira de Surubim, e na recuperação de quatro nascentes na bacia do Rio Capibaribe com de sistemas agroflorestais em jataúba a partir do Projeto "Águas da Serra".
Diaconia: em duas passagens pela organização (2011 e 2024), atuou como educador agroflorestal, disseminando práticas de SAFs, apoiando mercados territoriais e fortalecendo organizações comunitárias.
Atuação Cultural
Raimundo Bertino também se destaca no meio cultural, integrando arte, memória e agroecologia:
Projeto “Do Pau-Brasil ao Pé de Jatobá”: Teatro de Fantoches que contava a história de Jataúba-PE, conectando com a história do Brasil.
Cine Sertão: iniciativa voltada para juventude rural, transformando espaços comunitários em palcos de expressão artística, com poesia, música e teatro, no sertão do Pajeú e no agreste Pernambucano.
Cine Arte das Flores: Raimundo Bertino criou o projeto de exibição e debate de filmes em comunidades sertanejas, aproximando o cinema da realidade rural e promovendo reflexões sobre meio ambiente e juventude no município de Flores e Triunfo-PE, as sessões foram itinerantes em várias comunidades.
Produção Literária e Científica
A escrita de Raimundo Bertino reflete sua versatilidade, transitando entre pesquisa técnica, reflexão filosófica e prática pedagógica:
Cumaru em Destaque: aspectos socioeconômicos, históricos e culturais
Cultuando a Coletividade
Sinais da Natureza, Profecias e Previsões Meteorológicas no Sertão do Pajeú (com Tiago Cargnin Gonçalves, publicado na Revista de Geografia da UFPE, 2018)
Cartilha “Agrofloresta no Ambiente Escolar” (com Josilma Bertino)
Cartilha RAC-SAF “Reúso de Água Cinza em Sistemas Agroflorestais no Semiárido” publicação do Centro Sabiá.
A trajetória do Centro Sabiá na promoção da ATER Agroecológica (artigos apresentados em congressos como o CBA)
A promoção da Agroecologia pela arte no âmbito do Projeto Cine Arte das Flores
Artigos de Opinião e Editoriais
No informativo Dois Dedos de Prosa e em portais da ASA, Centro Sabiá e APASA SEMIARIDO Bertino assina textos como:
O Bem-Viver e a Agroecologia
Perdendo Solos Agricultáveis
Águas na Serra, Mudança de Vida
A Importância das Sementes Crioulas
Semiárido: Produzir e Conservar
Educação do Campo e Agroecologia
Legado e Atuação
Em 2025, Raimundo Bertino segue ativo em debates sobre conservação ambiental, preservação hídrica e combate à desertificação. Sua prática pedagógica, cultural e comunitária o consolidam como referência na educação ambiental prática, na agroecologia e na cultura popular no estado de Pernambuco.





Comentários